Garuva inicia vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades nesta segunda-feira (17)
17/05/2021A vacinação contra a Covid-19 das gestantes e puérperas, mulheres com até 45 dias de pós-parto, com comorbidades será realizada a partir de segunda-feira (17) em Garuva. Para realizar a imunização, as gestantes ou puérperas deverão ter autorização médica e devem realizar agendamento na Unidade de Saúde de referência. A vacina utilizada para este grupo será a CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan.
A vacinação de grávidas tinha sido paralisada desde que a Anvisa recomendou a suspensão imediata da vacinação contra o coronavírus em gestantes com as doses da AstraZeneca/Fiocruz.
Na terça-feira (11), o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação de grávidas e de puérperas no Brasil contra a Covid-19 deve ser restrita somente às mulheres com comorbidades (doenças pré-existentes) e elas devem receber apenas as vacinas CoronaVac e Pfizer.
Para receber a primeira dose da vacina, as gestantes e puérperas devem apresentar laudo, atestado ou declaração que indique a comorbidade ou receita/prescrição de uso contínuo. No caso de puérperas, ainda é preciso apresentar certidão ou cartão de vacina do recém-nascido.