Garuva completa um mês sem registrar mortes pela Covid-19

Garuva completa um mês sem registrar mortes pela Covid-19

18/05/2021 0 Por Clic

Garuva entra nesta terça-feira (18), em um período de um mês sem novos registros de mortes pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O último óbito registrado no município aconteceu em 17 de abril. São mais de 30 dias completos sem novos registros até as informações divulgadas nesta terça. Ao todo, foram registradas oficialmente 29 mortes e 1.808 casos do novo coronavírus em Garuva.

Com população na casa dos 18.000 habitantes, a cidade têm um índice de mortes em torno de 0,16% da população. Dentre os casos confirmados, 1,60% das pessoas que contraíram o vírus no município acabaram falecendo.

Sem restrições mais rígidas nos últimos meses, apenas acompanhando os decretos estaduais, o fato pode estar diretamente ligado a vacinação, já que os idosos eram o grupo de maior risco e atualmente 1.700 idosos do município já estão vacinados com a primeira dose e outros 800 idosos já receberam também a segunda dose.

No último dia 15 de maio, os municípios da região nordeste de Santa Catarina, na qual Garuva está inserida, deixaram a classificação gravíssima do mapa estadual da covid-19. Foi a primeira vez neste ano que a região retornaram à categoria grave do mapa.

O prefeito Dr. Rodrigo Adriany David, pediu para que a população continue se cuidando. “Devido ao tempo alongado da pandemia, a população acabou por se desabituando de lavar as mãos, usar máscaras e manter o distanciamento social. Precisamos manter essas medidas até que toda a nossa população seja vacinada”, se posiciona o prefeito.

Dr. Rodrigo ainda enfatiza que é necessário realizar urgentemente a vacinação em massa das pessoas. “A gente produziu e realizou o envio dos documentos necessários junto às farmacêuticas, inclusive com assinatura manual, reconhecida em cartório, como eles pedem. Nós enviamos esses documentos encomendando 20 mil doses de vacina. Isso daria para vacinarmos 10 mil pessoas. Esperamos agora a autorização da Anvisa para o uso da Sputnik V, que já foi aprovada em mais de 60 países, para que possamos receber essas vacinas avançar na imunização das pessoas no município. Com toda a nossa população vacinada, poderemos começar a pensar em voltar a normalidade”, finalizou.