Passagem do Gás Natural por Garuva deve gerar arrecadação de aproximadamente R$ 70 Milhões por ano ao município.

Passagem do Gás Natural por Garuva deve gerar arrecadação de aproximadamente R$ 70 Milhões por ano ao município.

19/05/2021 0 Por Clic

Garuva vai desempenhar em breve um importante papel no abastecimento de combustível para a indústria catarinense: será instalada a estação de entrega que será responsável pela conexão do novo duto, que vai ser construído na região, ao Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), que abastece todo o sul do Brasil. O projeto, da multinacional Golar Power, já possui Licença Ambiental Prévia (LAP) emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de SC (IMA).

Esta é a fase mais importante, onde o gás deixará de ser um gás da Golar e passa a ser um gás da operadora. Ali começa efetivamente a operação catarinense. A instalação, também chamada de city gate, adequa a pressão do gás recebido e faz com que este mesmo gás possa estar disponível na conexão à outro gasoduto, sendo assim distribuído para toda a rede já atendida pelo Gasbol.

A sociedade também se beneficiará diretamente com a construção da estação. Além de ser muito importante para a indústria, a operação também vai proporcionar incremento à arrecadação de ICMS, que retorna em serviços para o cidadão, como educação, saúde e segurança. Esse é um marco gigante para Garuva.

Segundo o Prefeito de Garuva, Dr. Rodrigo, a licença final do IMA será dada até o final de maio e a liberação da Licença Ambiental de Instalação (LAI) é a última etapa do processo de licenciamento para obter a autorização de construção junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o diretor executivo da Golar Power no Brasil, Victor Santos Raposo, o projeto tem o investimento direto na ordem de 500 milhões de reais e terá cerca de 320 milhões de reais por ano de arrecadação para o Estado, e mais dois mil empregos durante a sua operação.

Considerando que o município fica com cerca de 15% da arrecadação e no valor restante, ainda há o rateio conforme valor agregado, o município de Garuva poderá ter um acréscimo na arrecadação com valor estimado entre 60 e 70 milhões de reais por ano. Para efeito de comparação, o município arrecadou no ano passado, 79 milhões de reais, ou seja, o valor da arrecadação municipal pode crescer em quase 90% nos próximos anos.