Garuva já registrou 154 focos do mosquito da dengue neste ano. 14 casos da doença foram confirmados.

Garuva já registrou 154 focos do mosquito da dengue neste ano. 14 casos da doença foram confirmados.

27/05/2021 0 Por Clic

Neste ano, Garuva já encontrou 154 focos do mosquito aedes aegypti no município, os quais foram localizados em sua maioria na região central da cidade. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, são 14 casos confirmados da doença desde o início de 2021.

Nas últimas semanas, diversas ações foram realizadas pela Secretaria de Saúde, como aplicação de inseticida para controle do mosquito, visitas dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e bombeiros nas casas, empresas e demais locais para controle e eliminação dos focos. O município monitora a evolução através de 64 armadilhas instaladas em 22 pontos estratégicos para encontrar os focos e eliminá-los.

A prefeitura alerta que é necessário a conscientização da população a respeito das formas de prevenção e dos cuidados básicos que podem ser adotados com a finalidade de evitar o surgimento de novos nascedouros dos mosquitos, jogando fora pneus velhos, limpando as calhas, virando garrafas com a boca para baixo, colocando areia nos vasos de plantas, não despejando lixos em valas, lavando a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e mantendo fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

A eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.