Atendimento pós-covid é realizado em todas as Unidades de Saúde de Garuva.
12/08/2021A cidade de Garuva tem, atualmente, um dos menores índices de Covid-19 na região. Mesmo com o baixo número de casos, a prefeitura possui estrutura para atendimento na recuperação pós-Covid, especialmente nos casos graves que exigem acompanhamento das sequelas.
“Apesar de Garuva não possuir número expressivo de pacientes com sequelas da Covid-19, todas as Unidades de Saúde estão aptas para realizar a abordagem e acompanhamento dos pacientes, que também é realizado através de busca ativa, avaliando o histórico do paciente para verificar a necessidade de atendimento por um profissional especializado”, afirma o prefeito Dr. Rodrigo Adriany David.
A Secretaria de Saúde informa que monitora e reabilita pacientes após alta hospitalar por Covid-19, com atendimento multiprofissional com todas as especialidades, farmácia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, psicologia e agentes comunitários de saúde, que realizam acompanhamento dos pacientes.
Como funciona o atendimento
Quando o paciente recebe alta a Secretaria Municipal de Saúde é comunicada e então inicia o protocolo de atendimento. A Unidade de Saúde responsável entra em contato com o paciente. O profissional de saúde que realiza o atendimento tem acesso ao histórico e ao prontuário do paciente, realiza avaliação psicológica e faz, então, os encaminhamentos necessários.
O secretário de saúde do município, Rogério Martinho Thomas, destaca que todo o atendimento é feito através da atuação da Estratégia de Saúde da Família e do Núcleo de Especialidade em Saúde.
“Com essas estruturas é possível acompanhar, monitorar e realizar intervenções precocemente, diminuindo agravos que o paciente possa apresentar. Assim podemos prestar assistência integral, resolutiva, contínua, com responsabilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população”, declarou.