Unidade fabril com investimentos de R$ 14 milhões gerará cerca de 150 empregos diretos e indiretos.
19/08/2021A construção de uma nova unidade fabril em Garuva, com investimentos de R$ 14 milhões, deve gerar cerca de 150 empregos diretos e indiretos. Trata-se da Química Carioca, empresa com sede em Franca, interior de São Paulo, a qual vai abrir uma nova fábrica com escritórios na cidade de Garuva. A construção da nova unidade fabril vai começar em agosto e será feita em duas etapas. Na primeira fase será construída a fábrica e o galpão de armazenagem e deve durar oito meses. Na segunda etapa, serão erguidos os escritórios, o que deve levar mais seis meses.
De acordo com a Diretora administrativa e financeira da empresa, um dos principais motivos da escolha de Garuva foi a localização estratégica da cidade. O prefeito Rodrigo Adriany David, celebrou a notícia. Como gestor público, disse que o sentimento é de orgulho do trabalho que está sendo feito no município, resultado de uma divulgação constante da posição geográfica do município pela administração municipal, na busca de atração por novas empresas.
Recentemente, Garuva, em parceria com o Senai, celebrou um convênio para a oferta de cursos de qualificação aos trabalhadores. A mobilização é para atender uma necessidade para falta de mão de obra qualificada. A meta é beneficiar 600 trabalhadores em 2021, o que representa 15% dos empregos formais. São 12 cursos e com valores bem acessíveis.
A nova fábrica foi um dos projetos aprovados pelo Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) no final de abril deste ano. O Prodec é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).
O Prodec é um programa do Governo do Estado que apoia o empreendedor concedendo a postergação de impostos. Ele concede incentivo do pequeno ao grande investimento, para implantação ou expansão de empreendimentos industriais que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado. O programa existe desde 1988 em Santa Catarina.