Com demais municípios, Garuva decide manter vacinação contra a COVID-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos.

Com demais municípios, Garuva decide manter vacinação contra a COVID-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos.

17/09/2021 0 Por Clic

Na noite da última quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde enviou Nota Informativa aos estados brasileiros recomendando que as vacinas contra a Covid-19 do fabricante Pfizer sejam aplicadas somente nos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech) para os adolescentes. Desta forma, ficaria suspensa a aplicação da vacina Pfizer em adolescentes que não façam parte de nenhum grupo prioritário.

Em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite realizada na tarde desta quinta-feira, 16, o estado, em conjunto com os municípios catarinenses, decidiram manter a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade em Santa Catarina, priorizando aqueles portadores de comorbidades, deficiência permantentes, gestantes, puérperas, lactantes e sob medidas sócio educativas. Para isso, deverá ser utilizada a vacina do laboratório Pfizer, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizado nesse grupo etário.

A decisão foi baseada em posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica a aplicação da vacina em adolescentes, tendo em vista que testes demonstraram alta eficácia e boa segurança da vacina Pfizer neste grupo etário. Além disso, ainda de acordo com a OMS, evidências sugerem que os adolescentes têm tanta probabilidade de transmitir a Covid-19 quanto os adultos.

Apesar dos adolescentes terem menor probabilidade de evoluir para formas graves da doença e até mesmo morrer por covid-19, dados do Ministério da Saúde demonstram que, somente em 2021, ocorreram aproximadamente 1.300 óbitos de crianças e adolescentes no Brasil decorrente da Covid-19. Além disso, a vacinação deste público é essencial para que haja controle da circulação do vírus e também para prevenir que os jovens, caso acometidos pela doença, carreguem sequelas da Covid-19 por toda a vida.