Secretário Nacional de Trânsito visita Serra da BR-376 – PR, nesta terça-feira (21)
20/09/2021Na tarde desta terça-feira, 21 de setembro, o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, irá conhecer duas ações fundamentais para a melhoria da segurança viária na BR-376/PR: a operação Serra Segura (unidade da PRF km 662) e o funcionamento da Área de Escape do km 667,3 – construída e inaugurada pela Arteris Litoral Sul em 2019.
A visita ocorre justamente nesta que é a Semana Nacional do Trânsito – com o lema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Com isso, ele vistoria de perto iniciativas de apoio à fiscalização e de ampliação em infraestrutura que ajudam a chamar a atenção de todos para prevenção de acidentes.
A operação Serra Segura teve início exatamente nesta unidade que será visitada pelo secretário- ainda em 2014. Um esforço conjunto da Polícia Rodoviária Federal com a concessionária na busca pela segurança no trânsito. Além da vistoria na documentação, esta operação inspeciona também as condições mecânicas dos caminhões no ponto que antecede a descida da Serra.
Iniciativa que foi somada a outra importante ação de infraestrutura na região – que foi a construção da segunda área de escape da Serra do Mar – no km 667,3. Essa Área de Escape foi construída na margem esquerda da pista sul – justamente para facilitar o acesso de veículos com excesso de velocidade. A estrutura tem faixa de aproximação de 500 metros para entrada, com sinalização horizontal indicativa quadriculada, caixa de cinasita com 1,1 metro de profundidade e 150 metros de extensão, além de duas faixas laterais pavimentadas para operação e transbordo dos veículos. Além disso, conta também com um diferencial que é o pórtico rolante automatizado capaz de movimentar até 70 toneladas de carga – auxiliando na remoção dos veículos.
Case de melhoria na segurança viária
As duas ações somadas e associadas à diversas outras iniciativas nesse trecho da Serra do Mar transformaram para melhor a segurança viária neste trecho – que interliga os estados do Paraná e Santa Catarina. Entre 2011 e 2020, houve redução de 62% no total de acidentes e 82% de fatalidades envolvendo veículo pesados na descida da Serra.