
DENGUE: Agentes estão autorizados a retirar dos cemitérios de Garuva vasos que acumulam água.
25/10/2021Com a temporada de chuvas e a proximidade do Dia de Finados, a equipe de combate à dengue de Garuva dobra a vigilância e reforça as orientações à população. O município já registrou quase 200 focos da dengue somente nesse ano.
Por isso, a coordenadora de Combate à Dengue do município, Cátia Regina Leandro, orienta as pessoas a evitar vasos e embalagens que acumulem água.
“Muitas famílias já estão indo aos cemitérios para fazer a limpeza dos túmulos de seus entes queridos, preparando o local para o Dia de Finados, como é tradição. Pedimos que aproveitem para substituir os vasos que possam acumular água”.
Os agentes de combate à dengue estão autorizados a retirar dos cemitérios vasos que acumulam água, a fim de eliminar ambientes propícios ao mosquito transmissor.
Cátia explica que, mesmo a colocação de areia nos vasos não é aconselhada, pois seria necessário fazer a substituição do material a cada semana.
“Quando chove, a água acaba se acumulando entre a areia e a borda do vaso, propiciando um ambiente favorável para o mosquito depositar seus ovos, os vasos acabam sendo apenas um enfeite, mas um enfeite muito perigoso ao ser humano quando permitem o acúmulo de água”, finaliza.
Confira algumas dicas para não deixar água parada no cemitério:
- Retire os pratinhos dos vasos das plantas
- Coloque terra ou areia até a borda nos vasos fixos
- Retire as embalagens plásticas
- Não coloque água nos vasos das flores
- Não deixe recipientes em cima dos túmulos (copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos)
- Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas.