
Vereadora pede a viabilização de Programa que identifica espectro do autismo em crianças de Garuva.
25/10/2021A vereadora Marli Leandro protocolou na Câmara de Vereadores de Garuva uma indicação pedindo ao o Poder Executivo Municipal que este viabilize um Programa sobre a aplicação de instrumentos de triagem de desenvolvimento infantil, IRDI aplicável em crianças de 0 a 18 meses, M-CHAT aplicável em crianças a partir de 18 a 36 meses, bem como, instrumentos que venham a surgir, possibilitando assim, o rastreio do transtorno do espectro do autismo nas crianças.
De acordo com a vereadora, o objeto da referida proposição poderá ser realizado nas unidades básicas de saúde do Município de Garuva.
“É de extrema importância a capacitação dos agentes públicos de saúde para a aplicação do teste e a detecção dos sinais de risco do autismo. Segundo especialistas, a detecção do transtorno nos anos iniciais, com acompanhamento adequado, traz ganhos consideráveis para o desenvolvimento da criança” – Declarou.
O M-CHAT é um teste clínico, que não envolve laboratórios, são 14 perguntas que podem ser respondidas simplesmente com “sim” ou “não”.
“Ressalto, que o Projeto também cria um banco de dados do Executivo, respeitado o sigilo das crianças e suas famílias. Por fim, quanto mais rápidos os traços de TEA forem identificados, mais rapidamente será iniciada a estimulação e mais efetivos serão os ganhos no desenvolvimento neuropsicomotor infantil” – Finalizou a vereadora.