Veja como foi o evento VITORIOSAS DO ANO 2021, evento da APAE de Garuva.
11/12/2021O projeto Vitoriosas do ano 2021“Cuidar de Quem Cuida” teve como objetivo abordar a importância de cuidar de quem cuida, proporcionando aos familiares que são cuidadores um espaço de acolhimento para roda de conversa, sendo compartilhada vivências relacionadas ao cotidiano e a expressão de sentimentos destas vivências.
A partir da roda de conversa foi sensibilizada uma reflexão sobre o papel de cuidador, que por muitas vezes esse familiar além de assumir o papel de cuidador principal da pessoa com deficiência (PCD), também assume a responsabilidade de outros papeis no ambiente familiar, por exemplo, chefe de família, provedora, gestão domiciliar, mãe/pai, entre outros.
São tantas responsabilidades no cotidiano, que cai no esquecimento o autocuidado, ou seja, quem faz o papel de cuidador por estar tomado de tantas tarefas acabar por esquecer de se cuidar, ou deixar esse cuidado para um depois que nunca chega. Frequentemente quem assume esse papel de cuidador principal é a mãe, caraterística essa identificada no grupo que foi convidado para participar do encontro, sendo formado por algumas mães de educandos da APAE de Garuva.
Foi então na roda de conversa conduzida pela palestrante Juli Scheuer, que questionamentos foram feitos a esse grupo de mães de PCD que exercem esse papel de cuidadora principal. Entre os questionamentos feitos para abrir reflexões estavam:
- Quem sou eu?
- Quais cuidados tenho comigo?
- Como está minha vida na área da saúde, alimentação, lazer, emoções, relacionamentos, autoimagem, finanças, tempo para si?
- O que está bom e o que pode melhorar?
Além disso, também foi abordado sobre a rede de suporte desse cuidador, que são pessoas com quem esse cuidador pode contar para compartilhar a responsabilidade no exercício dos cuidados com o PCD. Podendo essa rede de suporte ser formada por outros familiares, por exemplo, avós, tios ou tias, irmãos, ou ainda por pessoas que sejam próximas e que estejam disponíveis a prestar algum tipo de apoio que amenize a sobrecarga que muitas das vezes essa cuidadora principal possa estar vivenciando, podendo ser vizinhos, amigos, grupos de apoio de igreja ou instituições.
Pensando nas famílias que tem uma, ou as vezes mais, pessoa com deficiência em casa e necessitam de cuidados específicos, e nessas mães que exercem o papel de cuidadora principal, faz-se a pergunta se essas mães se questionam de como é a sua percepção da sua existência no ambiente doméstico e como está sua autoestima? As mulheres, que já dedicavam o dobro do tempo às tarefas domésticas e cuidados com as pessoas no lar, com o período de pandemia e atualidade percebe-se que estão cada vez mais sobrecarregadas com mais funções em casa. Entende-se que esses acúmulos de funções geraram impactos físicos e psicológicos. Os profissionais da APAE pensando nessas mulheres que cuidam das pessoas com deficiências, criaram esse evento para conversar sobre a necessidade de cuidar de quem cuida e estimular o autocuidado da cuidadora principal.
No dia 1º de dezembro foi realizado o evento das vitoriosas do ano 2021 com o tema “ Cuidar de quem cuida”, houve o sorteio e 12 vitoriosas foram contempladas, no dia compareceram 7 mulheres.
Agradecemos imensamente a participação dos profissionais da APAE, colaboradores, voluntários: Ayla Cosméticos, Floratta Flores & Design, Centro de Beleza Cecília & Priscila, Empreendedora e Palestrante Juli Scheuer, que dedicaram com muito amor e carinho aos cuidados às vitoriosas do ano 2021.