DENGUE: Garuva já registra mais de 200 casos confirmados desde o início do ano.
20/05/2022Apesar das variadas medidas tomadas pelo município, o número de casos de Dengue continua aumentando em Garuva. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nessa terça-feira (19) dados atualizados. Nesse último mês, foram registrados 194 novos casos confirmados e 13 casos suspeitos, totalizando em 2022, 202 infectados e 73 com suspeita.
A Vigilância Epidemiológica realiza ações contínuas de combate com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde realizando levantamento dos índices, identificando focos e possíveis criadouros, fazendo o recolhimento dos objetos que possibilitem o acúmulo de água parada, realizando tratamentos e fazendo orientações a população. Além disso, o município realizou uma ação com inseticidas, dividido em ciclos, nos bairros que possuem focos e casos positivos de dengue, que são o Centro, Giorgia Paula e proximidades.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Após a picada, os sintomas podem surgir entre quatro e dez dias. Ao apresentar algum desses sinais e sintomas, procure atendimento médico para evitar o agravamento do quadro.
O criadouro perfeito para a reprodução do mosquito ocorre em ambientes com água parada e acumulada, como em vasos de plantas, calhas, garrafas e lixos descartados de forma indevida. Por isso, a colaboração da comunidade é fundamental para que os números de casos diminuam. Para denunciar um possível foco de dengue, acione a Ouvidoria: (47) 3445-8242 ou pelo site da Prefeitura.