TEMPESTADE YAKECAN: Defesa Civil divulga relatório dos estragos causados em Garuva.
21/05/2022A tempestade subtropical Yakecan que ocorreu entre a noite de 17 e dia 18 de maio 2022 no litoral do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, também causou prejuízos em Garuva, as rajadas de ventos chegaram a passar dos 100km/h, o que fez com que algumas lojas e comércios fechassem as portas. Como medida de prevenção a Secretaria de Educação cancelou as aulas do dia 18 de maio, quarta-feira e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação manteve um ponto de apoio para atendimento presencial.
De acordo com os números informados pela prefeitura, foram contabilizados estragos em 06 escolas, creches e pré escolares, 04 unidades de saúde, no Ginásio de Esportes Silvio de Miranda, setores industriais e na agricultura. Demais setores públicos e privados também foram afetados.
A Defesa Civil registrou 53 ocorrências diretamente acionadas pelo telefone de emergência 199 e por pedido presencial na sede do Corpo de Bombeiros. Os atendimentos foram realizados “in loco” por equipes da Prefeitura e Defesa Civil, as quais ainda trabalham neste sábado, dia 21 de maio, para finalizar as solicitações emergenciais já cadastradas. As demais demandas serão encaminhadas ao CRAS para avaliação social.
Foram distribuídas para a população atingida rolos de lona plástica para o atendimento imediato e telhas de fibrocimento e pregos. Não houve registro de feridos, duas famílias encontram-se alojadas em casas de parentes e vizinhos.