
Nova lei institui uso de colar para identificação de pessoas com deficiências ocultas no município de Garuva.
24/06/2022Aprovado recentemente na Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo, uma Lei Municipal institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas no Município de Garuva, como o autismo e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. A lei é de autoria do vereador Jarbas Budal.
O colar de girassol é uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis.
O uso do colar de girassol poder ser utilizado por indivíduos que tenham deficiências ocultas, bem como a seus acompanhantes e atendentes pessoais, como uma forma de ajudar quem usa a receber atendimento prioritário e individualizado para evitar transtornos e possíveis crises.
Para apoiar a iniciativa, estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências ocultas a partir do uso do colar de girassol, para atenuar as dificuldades destas pessoas. Se você conhece alguém se beneficiaria dessa iniciativa, incentive o uso do cordão!