Garuva amanhece com ventos e mais de 2 mil residências sem energia elétrica.
29/07/2022Mais de 2.300 residências amanheceram sem energia elétrica nesta sexta-feira (29) na cidade de Garuva, moradores de diversas regiões, incluindo o centro da cidade relataram a falta de luz ao amanhecer. o registro oficial é do mapa da Celesc, que apresenta os números em tempo real e foi atualizado às 7h18min..
Rajadas de vento foram registradas durante a madrugada e início da manhã na região, conforme alertou a Defesa Civil por volta da 1h15 desta madrugada, apontando para ventos de quadrante sudoeste/sul, com intensidade MODERADA (45 a 65 km/h), para os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Rio Negrinho, Rio dos Cedros, Schroeder, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.
PREVISÃO
A aproximação e passagem de uma frente fria por Santa Catarina, provoca o retorno das chuvas ao estado ao longo da manhã desta sexta-feira (29). Os alertas apontam para rajadas de vento moderadas a fortes em Santa Catarina. Também está previsto mar agitado e ressaca até o próximo sábado (30).
“Temos a aproximação de uma frente, principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, o que provoca chuvas moderadas em todo o estado, com descargas elétricas”, destaca o meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Fretta.
“Depois disso, uma massa de ar polar derruba as temperaturas nos próximos dias, incluindo com temperaturas negativas”.
Para completar o “combo climático”, uma intensa massa de ar frio e seco provoca acentuado declínio das temperaturas no estado de Santa Catarina, já nas primeiras horas da sexta-feira. De acordo com a Defesa Civil, as menores temperaturas serão observadas no amanhecer da sexta e madrugada de sábado.
“A massa de ar polar se afasta e teremos novamente o aumento das temperaturas a partir da terça-feira, dia 2 de agosto”, completa Murilo Fretta.