Nova espécie de árvore encontrada no Monte Crista é batizada em homenagem a Garuva.
06/09/2022Um artigo científico internacional publicado no início deste mês, dia 01, descreve uma nova espécie de árvore, a Myrcia garuvana F.C.S.Vieira & Sobral ou o “Guamirim-da-Garuva”. A mesma pertence à família Myrtaceae, representada pelas frutíferas nativas, como a Grumixama, Araçá, Cambucá, Pitanga, Guabiroba, entre outras.
Segundo os autores do artigo, a planta é conhecida em apenas dois locais, um sendo o Monte Crista, em Garuva, onde o primeiro material foi encontrado em 2004; outro, mais recente, na região do Piraí, em Joinville. No total, não mais que cinco indivíduos da espécie foram descobertos.
Diante desta escassez de ocorrência e outros dados estatísticos citados no trabalho, além da “possibilidade de eventos meteorológicos extremos como ciclones explosivos, as populações conhecidas são propensas a flutuações extremas”, levando os autores a considerar como uma espécie ameaçada de extinção na categoria Em Perigo, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
O nome científico e popular são derivados da localidade do espécime-tipo, o município de Garuva, e é também uma proposta de chamar atenção da sociedade quanto à riqueza da biodiversidade e as raridades existentes que não conhecemos, e o quanto ainda pode ser descoberto.
O artigo contou com os estudos do biólogo Fábio C. S. Vieira, filho do garuvense que dá nome à escola municipal, Vicente Vieira. E também com a colaboração de Marcos Sobral, Fiorella F. Mazine e Fábio Longen.
Acesse o artigo científico: https://bit.ly/myrciagaruvana