Desde janeiro, já foram contabilizados 480 casos de dengue em Garuva.
27/10/2022De acordo com o Informe Epidemiológico n. 24/2022, da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Santa Catarina, no período de janeiro até 05/10/2022, foram confirmados 480 casos de dengue e 269 focos do mosquito Aedes aegypti em Garuva, o que colocou o município em situação de infestação pelo Aedes aegypti e epidemia de dengue.
Para se conhecer a situação atual, no próximo mês de novembro, os Agentes de Combate a Endemias (ACE), realizarão o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Essa estratégia é de fundamental importância para conhecer a realidade entomológica do município, de maneira rápida, possibilitando o planejamento e direcionamento das ações de combate ao mosquito transmissor do vírus da Dengue. Ou seja, para sabermos o grau de infestação do Aedes aegypti no nosso município, precisamos coletar a maior quantidade possível de larvas nos domicílios e terrenos baldios.
Para isso, O ACE precisa adentrar nos imóveis (que já foram previamente sorteados, conforme as normas do programa da Dengue) e realizar a inspeção. O sucesso dessa ação depende da colaboração de todos os munícipes, para que receba o ACE e o acompanhe durante a inspeção do imóvel.