Perdas na agricultura ultrapassam 42 milhões de reais após passagem de ciclone extratropical em Garuva.
13/07/2023De acordo com um Relatório da EPAGRI apresentado nesta segunda-feira, estima perdas significativas na agropecuária, ocasionando prejuízos severos em função do ciclone extratropical que atingiu Garuva na última quinta-feira, dia 13. As principais culturas atingidas foram a banana, pupunha, cana-de-açúcar e hortaliças, além de instalações e maquinários agrícolas. A estimativa é de que são 1.950 hectares de áreas afetadas e aproximadamente R$ 42.954.269,42 em prejuízos.
Na cultura da banana, cerca de 90% da produção do município foram perdidas, com tombamentos, desfolhas severas e danos em frutos, tornando-as sem valor comercial.
Na cultura da pupunha, 40% da produção teve danos, com quebra de estipes, que ocasionaram a perda da haste, parte comercial da planta, além dos danos em perfilhos, resultando na interrupção da colheita por um período de 4 a 8 meses.
Na cultura da cana-de-açúcar, 30% da produção foi perdida, com a quebra de acamamento. Em hortaliças os danos foram significativos em folhosas e condimentares, através do acamamento, com aproximadamente 20% da produção tornando-se sem valor comercial.
O relatório ainda estima perdas em infraestrutura agrícola, com 3 galpões de madeira e 34 abrigos para hortaliças totalmente destruídos e 90 residências e galpões com destelhamento parcial. Ainda houve danos em pulverizador e tratores agrícolas, que encontravam-se abrigados em barracões.