
Secretaria de Saúde de Garuva divulga relatório sobre a dengue.
17/12/2024A Prefeitura de Garuva, por meio da Secretaria de Saúde, tornou público o relatório de ações estabelecidas contra a dengue no município no ano de 2024. No período de 01/01/2024 a 30/11/2024, o município contabilizou 2.839 casos confirmados de dengue. Destes, 101 com sinais de alarme, 9 casos de dengue grave e 2 óbitos.
Ao longo do ano, a Vigilância Epidemiológica realizou vistorias recorrentes nas residências e espaços públicos, com destaque para as áreas com maior incidência da doença, como Centro, Giorgia Paula e Rio da Onça. Ao todo, foram 6.117 imóveis inspecionados; realizadas 534 vistorias em pontos estratégicos e 2.567 vistorias em armadilhas e 96 vistorias realizadas em atendimento às denúncias feitas no canal da Ouvidoria.
As ações em combate à dengue contaram também com a aplicação de inseticidas, palestras sobre a eliminação dos criadouros e a ampliação da equipe de Agente de Combate às Endemias. Em março, foi realizado o mutirão do dia D de combate à dengue e outros quatro mutirões aconteceram ao longo de 2024.
Os profissionais de saúde receberam capacitação de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e medidas foram concretizadas em parceria com as Secretarias de Educação, Saneamento Ambiental, Infraestrutura e Defesa Civil além de ações intersetoriais com o apoio do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, ACIG, CDL e Gerência Regional de Saúde.
A Prefeitura de Garuva realiza um trabalho permanente e articula campanhas de prevenção e conscientização sobre a dengue. Vale ressaltar que a contribuição dos moradores é de extrema importância na luta contra a doença.