Garuva avança no combate à doenças cardíacas com projeto pioneiro na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Garuva avança no combate à doenças cardíacas com projeto pioneiro na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

08/02/2025 0 Por Clic

Garuva é um dos sete municípios catarinenses a serem contemplados pelo projeto de Boas Práticas, uma iniciativa do HCOR, hospital que lidera a cardiologia no Brasil e na vanguarda em diversas especialidades médicas.

Este projeto, implementado na emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Garuva desde junho de 2024, representa um avanço significativo no tratamento de problemas cardíacos, uma das principais causas de óbito no município. O projeto visa fortalecer a assistência médica com treinamento constante da equipe para aprimorar suas habilidades no diagnóstico e tratamento de emergências cardíacas.

Um computador foi instalado na sala de emergência para facilitar a comunicação com cardiologistas através da teleconsultoria, agilizando o diagnóstico e a tomada de decisões. Além disso, um kit específico para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) foi criado para garantir o acesso rápido aos medicamentos essenciais em casos de emergência. O projeto busca melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos, garantindo que sigam as orientações médicas para evitar complicações.

Protocolos específicos para Sepse, Síndrome Coronariana Aguda (SCA) e Acidente Vascular Cerebral (AVC) também foram implementados para otimizar o atendimento e garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado o mais rápido possível. Desde a implementação do projeto em junho de 2024, 29 pacientes foram inseridos no programa, sendo 14 casos de AVC, 13 casos de SCA e 2 casos de Sepse.

Ao agilizar o diagnóstico, com laudo gerado por um cardiologista em menos de 5 minutos e considerando que o município possui uma UTI móvel para realizar a transferência dos pacientes, o tratamento e o acesso a medicamentos aumentam as chances de sobrevivência e recuperação dos pacientes.

Considerando que os problemas cardíacos são uma das principais causas de morte em Garuva, este projeto tem um potencial significativo para reduzir o número de óbitos e melhorar a qualidade de vida da população.