
Vereador propõe que Município de Garuva reserve 20% das vagas de estágio para jovens em situação de vulnerabilidade social.
14/04/2025Foi protocolado na Câmara de vereadores de Garuva e pautada para a sessão ordinária desta segunda-feira (14), uma indicação do vereador Reginaldo Mews Rosa, solicitando ao Poder Executivo a reserva de 20% das vagas de estágio do município para estudantes oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. A proposta visa beneficiar jovens acompanhados pela Assistência Social, promovendo maior inclusão e equidade no acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional.
Segundo o parlamentar, a medida tem como objetivo reduzir desigualdades sociais ao oferecer a esses jovens a chance de ingressar em programas de estágio, etapa essencial na formação acadêmica e na inserção no mercado de trabalho. “O estágio permite a aplicação prática do conhecimento teórico, além de desenvolver competências importantes para o futuro profissional dos estudantes”, destacou Rosa.
O vereador também ressaltou que políticas de inclusão como essa são uma forma de responsabilidade social por parte da administração pública. Além de beneficiar diretamente os estudantes e suas famílias, tais iniciativas contribuem para a valorização institucional e para a construção de ambientes de trabalho mais diversos e inovadores.
A proposta é inspirada em experiências bem-sucedidas, como o programa MS SUPERA, que oferece suporte financeiro a estudantes de baixa renda, incentivando sua permanência nos estudos e melhorando seu desempenho acadêmico.
“Reservar uma porcentagem das vagas de estágio para jovens em situação de vulnerabilidade é uma estratégia concreta para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico do município”, defendeu o vereador.