
Vereador protocola moção de apoio à anistia de envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
14/04/2025Deverá ser lido na Câmara de Vereadores de Garuva na sessão ordinária desta segunda-feira (14), a Moção nº 0003/2025, de autoria do vereador Edson Jair Back. O documento manifesta apoio à Moção nº 152/2025 apresentada na Câmara de Vereadores de Joinville, pelo vereador Willian Tonezi, que se posiciona favoravelmente à aprovação de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que propõem a concessão de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
A moção de Edson Jair Back destaca o apoio formal da Câmara de Garuva à manifestação da Casa Legislativa de Joinville, solicitando que o posicionamento seja encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Segundo o vereador, a iniciativa visa reforçar o debate nacional sobre o tema e dar voz aos representantes municipais que compartilham do mesmo entendimento.
Além de Edson, a moção conta com o apoio de outros sete vereadores de Garuva: Helena Aparecida Costa Chaves, Jarbas Budal, Klaus Eduardo Lennertz, Ladiomar Padilha Filho, Reginaldo Mews Rosa, Rosiani Fabricia Ribeiro Boeing e Sheyla Cristina Chaves.
O conteúdo da moção deve gerar debates na sessão, tendo em vista a relevância e a sensibilidade do tema em âmbito nacional. A tramitação dos projetos de anistia no Congresso tem provocado posicionamentos divergentes entre parlamentares e setores da sociedade civil.
A leitura e possível aprovação da moção em plenário formalizará o envio do documento às autoridades federais, reforçando a posição adotada por parte da Câmara Municipal de Garuva sobre o tema.