SONORA – Santa Catarina celebra um ano do registro da primeira carne na lata inspecionada pelo Estado

09/05/2025 0 Por Clic


Santa Catarina resgatou há um ano uma tradição que remonta aos tempos em que a conservação de alimentos ainda não contava com geladeiras: a produção da carne na lata.

A iguaria típica do interior catarinense foi oficialmente registrada pela Cidasc, por meio do Serviço de Inspeção Estadual, marcando um novo capítulo para a valorização da cultura alimentar regional.

O produto se trata de carne suína temperada, cozida e conservada em gordura e faz parte da memória afetiva de muitas famílias.

O governador Jorginho Mello comenta um pouco sobre o histórico do alimento e fala da importância da inspeção sanitária para garantir a segurança do produto:

SONORA

A carne na lata é um tipo de carne suína conservada por um método ancestral, utilizando a própria gordura que forma uma camada protetora natural.

No Brasil, a prática tornou-se comum especialmente nas zonas rurais dos estados de Minas Gerais e São Paulo, como forma de conservar carnes por longos períodos antes da popularização das geladeiras.

Mas para garantir a saúde da população, é fundamental que o consumidor esteja atento ao adquirir alimentos de origem animal, verificando se o produto possui o Selo de Inspeção.

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, destaca que o reconhecimento da carne na lata com o selo do Serviço de Inspeção Estadual representa um avanço na valorização dos saberes tradicionais aliados à ciência:

SONORA



Fonte da notícia