
Vereadores protocolam moção de aplauso ao delegado da DLAV por atuação em operação policial em Garuva.
09/05/2025Nesta sexta-feira (9), foi protocolado na Câmara de vereadores de Garuva a Moção nº 0004/2025, de autoria do vereador Jarbas Budal e subscrita por todos os demais parlamentares da Casa, concedendo aplausos ao delegado Jeferson Alessandro Prado Costa, da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV).
A moção reconhece a liderança e o trabalho do delegado à frente da segunda fase da Operação “Estrangulamento”, realizada no último dia 30 de abril no município de Garuva. A ação policial teve como objetivo o combate a crimes como tráfico de drogas, associação criminosa, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão preventiva, todos expedidos pelo Juízo das Garantias de Joinville.
A operação contou com a participação de várias unidades da Polícia Civil de Santa Catarina, entre elas a Delegacia de Polícia da Comarca de Garuva, Delegacias Especializadas de Furtos e Roubos de Veículos, de Cargas, de Defraudações, de Repressão a Drogas, o Laboratório de Tecnologia de Lavagem de Dinheiro, além da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC) e da Polícia Militar de Garuva.
Durante as ações, foi encontrada droga na residência de um dos alvos, graças ao trabalho do cão farejador da COPC. O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Na justificativa da moção, os vereadores destacaram a relevância da atuação do delegado Jeferson Costa, ressaltando sua dedicação, profissionalismo e o impacto positivo de sua liderança no fortalecimento da segurança pública. Além do delegado, os parlamentares estenderam o reconhecimento a todas as forças policiais envolvidas na operação.
A iniciativa da Câmara reforça o apoio institucional às ações de combate ao crime organizado e ao tráfico de entorpecentes em Garuva e região.