Rádio Nacional atinge 400 mil pessoas por mês e ganha público jovem

Rádio Nacional atinge 400 mil pessoas por mês e ganha público jovem

10/05/2025 0 Por Clic


Dados consolidados de 2024 mostram crescimento de audiência da Rádio Nacional, emissora pública de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com recorde de participação do público jovem.

Dados da Kantar Ibope Media (EasyMedia) mostram que, ao longo de 2024, a rede alcançou mensalmente mais de 400 mil ouvintes em todo o país. Com emissoras em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís e Recife, a rede Nacional FM se consolidou como uma rádio de alcance nacional.

Com atuação integrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nordeste e Amazônia, a emissora pública consolidou a formação de uma nova rede própria, conectando conteúdo nacional a programações locais com identidade regional.

Em 2024, a Rádio Nacional alcançou em Brasília o maior share total na praça desde 2010, ano em que teve início a série histórica dos dados. Os números refletem o crescimento da relevância da rádio no Distrito Federal.

Público mais jovem

O ano de 2024 marcou um rejuvenescimento da audiência da Rádio Nacional. Pela primeira vez, 32% dos ouvintes da Nacional FM no Distrito Federal são adolescentes e jovens adultos, entre 10 e 29 anos — o maior índice já registrado para essa faixa. Essa tendência também se confirma nas demais praças: 41% no Rio de Janeiro, 49% em São Paulo e 54% em Recife.

Segundo o gerente-executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto, a aproximação com os públicos mais jovens é resultado de ações como revisão das playlists, lançamento de novos programas e criação de uma nova identidade sonora original. Houve reformulação de produtos esportivos e jornalísticos e adoção de estratégias de programação conectada ao novo posicionamento da marca: Rádio Nacional – Sem Fronteiras.

Todo o movimento de renovação, crescimento e integração prepara o terreno para um momento histórico: em 2026, a Rádio Nacional celebrará seus 90 anos de criação, iniciada no Rio de Janeiro em 1936 — um marco da radiodifusão brasileira e da comunicação pública no país”, comemorou Regotto.



FONTE DA MATÉRIA