
CASAN promove ação de conscientização ambiental em Chapecó nesta quarta-feira
09/06/2025
Imagem feita no último mutirão de limpeza no Lajeado São José, em abril. Foto: Acervo CASAN
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), por meio do Trato pelo São José, programa ambiental da Companhia em Chapecó, vai promover na próxima quarta-feira (11) de junho uma ação de sensibilização sobre o cuidado com meio ambiente. A atividade estava prevista para a semana passada, mas foi adiada em função das chuvas. O evento acontece em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05 de junho. Neste ano, a atividade traz como tema o “Combate à poluição plástica”, um dos principais materiais recolhidos nas limpezas executadas no Lajeado São José.
A ação acontecerá das 9h às 17h, na Praça Coronel Bertaso, no Centro de Chapecó. No local serão expostos resíduos plásticos coletados no Lajeado São José — principal manancial de captação de água que abastece a cidade. Esses materiais estarão em frente a uma tenda especialmente montada para a ação, acompanhados de frases de conscientização sobre a poluição plástica e a necessidade de cuidado com o meio ambiente. Além disso, o público poderá conferir um varal com imagens de mutirões de limpeza realizados no Lajeado São José, evidenciando os esforços contínuos da Companhia em prol da conservação ambiental e qualidade da água.
O objetivo da ação é sensibilizar a comunidade sobre os problemas decorrentes do consumo excessivo e descarte inadequado do plástico, alertando para as dificuldades da reciclagem e os diversos impactos ambientais, tanto em ambientes terrestres quanto aquáticos. “O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para discutirmos a importância do meio ambiente para nós, seres humanos, e para toda a fauna e flora”, destacou o educador ambiental do programa, Walkiery Raimundi.
A CASAN convida toda a população a participar da ação e refletir sobre a necessidade urgente de mudanças nos hábitos de consumo e descarte, reforçando o compromisso coletivo com a preservação ambiental e a qualidade da água.
Serviço
O quê: Ação de Sensibilização em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – Combate à poluição plástica
Quando: quarta-feira, 11 de junho
Horário: das 9h às 17h
Local: Praça Coronel Bertaso – Centro – Chapecó.

Garrafas encontradas no Lajeado São José. Foto: Acervo CASAN