Integração da Rota Turística Caminhos de Peabiru é discutida durante Audiência Pública, em Brasília.
11/07/2022O Município de Garuva participou na última semana, de Audiência Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir a Integração da Rota Turística Caminhos de Peabiru. Historiadores e pesquisadores mostram ter a convicção de que povos já muito antes de Pedro Álvares Cabral estiveram nessa região, inclusive deixando vestígios, como os sambaquis, montes de conchas facilmente encontrados na região de Garuva, Itapoá e nos arredores de Joinville, que datam de 2 a 8 mil anos atrás.
O Monte Crista já é declarado um Patrimônio Histórico e Cultural de Garuva, através da Lei Municipal 1.731 de 2013. Nesse caminho, que seria apenas uma parte da milenar trilha do Peabiru, existem obras de engenharia simplesmente admiráveis, com pequenas pontes genialmente arquitetadas, com pedras tão bem colocadas e firmes, que resistiram ao longo do tempo.
Essas peculiares técnicas de construção, fazem lembrar as antigas obras de engenharia da região andina, feitas por civilizações antigas, como a dos incas. Este mesmo Monte Crista, já foi utilizado por padres jesuítas entre 1634 e 1767, que percorriam através destas escadarias.
Para o Secretário de Inovação, Comunicação e Turismo, Gilsemar Mett, o pouco que resta do ramal do Caminho de Peabiru, merece ser preservado. “Especialmente, o trecho situado no Monte Crista, entre os municípios de Garuva e Campo Alegre, devido à preciosidade histórica que encontramos nesse local”. Veja abaixo a íntegra das falas de Gilsemar Mett na audiência pública.
O objetivo do Município de Garuva é reconhecer, preservar e manter este caminho, integrando-o com o tronco principal, nos estados de São Paulo e Paraná, reconhecer a rota deste Caminho como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN e no futuro, transformar esta região em um Parque.
Para isso, o Município participou da Audiência Pública na Câmara dos Deputados, solicitando recursos financeiros, através de emendas parlamentares, para que toda a região possa dar início ao projeto de Integração Turística e manter essa preciosidade que se encontra no Monte Crista, em Garuva.