Polícia civil deflagra operação e cumpre mandados em Garuva e Guaratuba.

Polícia civil deflagra operação e cumpre mandados em Garuva e Guaratuba.

08/04/2024 0 Por Clic

Na sexta-feira (5), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRC/DEIC), deflagra operação policial nas cidades de Garuva, em Santa Catarina, e Guaratuba, no Paraná. Na ação, mandados de busca e apreensão foram cumpridos visando combater a receptação de cargas de fertilizantes furtados/roubados, bem como a comercialização irregular desse produto.

A operação foi coordenada pelo delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira, titular da DFRC/DEIC, que enfatiza que a questão dos fertilizantes provoca uma série de consequências danosas ao Meio Ambiente. Durante a apreensão, dispositivos eletrônicos foram apreendidos e um local no Paraná foi fechado pelos auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária.  

“Além do impacto econômico que a comercialização ilegal de fertilizantes produz, a manipulação irregular desse produto causa poluição do solo. O produto manipulado incorretamente se infiltra no solo, adentra em lençóis freáticos e mananciais, poluindo também os cursos d’água. Toda coletividade é atingida”, explica o delegado Osnei.

Na ação, destaca-se a importância da utilização de Aeronave Remotamente Pilotada – DRONE, já que o uso da tecnologia na tomada de decisões é fundamental para organizar dados, reconhecer padrões e construir meios eficazes para tomada de decisões, resultando em robusto arcabouço probatório.

A operação contou com apoio de Auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Polícia Científica de Joinville.