Além da Chuva forte, lixos e entulhos obstruindo o sistema de drenagem é a principal causa de alagamentos em Garuva. Aponta secretário de Meio Ambiente

Além da Chuva forte, lixos e entulhos obstruindo o sistema de drenagem é a principal causa de alagamentos em Garuva. Aponta secretário de Meio Ambiente

05/02/2020 0 Por Clic

Garuva está sendo atingida por um grande volume de chuvas desde a última terça-feira (04) e muitas famílias estão sendo prejudicadas devido aos alagamentos de ruas e residências. Além do grande volume de chuvas que acumulou em um curto período, outra questão traz preocupações, a grande quantidade de lixos e entulhos que contribuíram para os alagamentos pela cidade.

De acordo com a Defesa Civil e dados apontados pela Secretaria de Meio ambiente, em sua maioria as causas dos alagamentos são devido à sobrecarga e entupimento dos sistemas de drenagens das ruas. “Nós ficamos até as 23:00 horas de terça-feira trabalhando pelas ruas da cidade, eu estava junto e ao abrir as bocas de lobo constatei uma grande quantidade de lixo que estava obstruindo a rede de microdrenagem. Isso é muito prejudicial” – afirmou o Secretário de Meio Ambiente, Lauro Raizer.

De acordo com o Secretário Lauro, na semana passada a prefeitura realizou um trabalho de desobstrução das bocas de lobo como forma preventiva, alem disso, equipes da Secretaria de Estratégias Rurais, Infraestrutura e Urbanismo também realizaram a limpeza e remoção de sedimentos de uma vala de macrodrenagem, que se prolonga até o bairro Rio da Onça, em uma extensão aproximada de 1000 metros, fator que impediu um dano ainda maior essa semana.

Além do trabalho desenvolvido pelos órgãos do Poder público, há uma necessidade de conscientização da população para a maneira correta de descartar o lixo e entulho em suas residências, pois enquanto trabalhavam, as equipes retiraram muitos objetos da tubulação e valetas como roupas, sapatos, produtos de higiene pessoal e restos de material de construção, o que normalmente causa um grande volume.

O secretário explica que a prefeitura disponibiliza um trabalho de recolhimento de entulhos seguindo algumas diretrizes pré-estabelecidas que podem ser solicitados pela população. “Há um trabalho intenso das Secretariam de meio Ambiente e Infraestrutura, assim como o Setor de Defesa Civil, mas isso não é o suficiente. É preciso que cada cidadão tenha a consciência de separar corretamente seu lixo e descartar da maneira certa. Desta forma conseguiremos evitar muitos danos ao trabalhar de forma consciente e entre Poder Público e comunidade” – Finalizou o Secretário.