ÁREA DE ESCAPE NA BR 376: Um ano, mais de 100 vidas salvas

ÁREA DE ESCAPE NA BR 376: Um ano, mais de 100 vidas salvas

30/11/2020 0 Por Clic

A Segunda área de escape construída pela Arteris Litoral Sul completou um ano de operação neste mês de novembro. Ontem, 29, o dispositivo localizado no km 667,3 da pista sul da BR-376/PR foi utilizado por mais dois veículos

A Área de Escape do km 667,3 da BR-376/PR, em Guaratuba-PR, completou um ano de operação neste mês de novembro – com a marca de 51 utilizações por veículos pesados e 117 vidas salvas – as três mais recentes ontem, 29.

Esta Área foi a segunda construída pela concessionária na descida da Serra do Mar e foi inaugurada em 14 de novembro de 2019. Sua importância ficou evidente já na semana seguinte à inauguração – quando foi decisiva para salvar a vida de 35 ocupantes de um ônibus, depois que o veículo “perdeu os freios”.

Desde então, ela segue como recurso fundamental para evitar acidentes no eixo principal da rodovia, como ontem, quando mais duas ocorrências de entrada na Área foram registradas. A primeira, por volta das 10h da manhã, quando o motorista de uma carreta com 33 toneladas de ervilha em conserva fez uso do dispositivo, devido à falha do sistema de freios.

Se o vídeo não reproduzir clique aqui

Da mesma forma, por volta das 20h, outro condutor passou pela mesma situação – a carreta dirigida por ele, com 10 toneladas de itens diversos, apresentou pane nos freios, exigindo dele a condução em direção ao dispositivo com parada em segurança.

Se o vídeo não reproduzir clique aqui

Tecnologia e engenharia com resultado

No total, cerca de R$ 20 milhões foram investidos pela concessionária nesta obra – que conta também com um diferencial de tecnologia importante, que é o pórtico rolante automatizado. O dispositivo tem capacidade para movimentar até 70 toneladas e auxilia na operação de remoção dos veículos – reduzindo o tempo desta atividade e aumentando a disponibilidade da área.

Esta Área de Escape foi projetada considerando as estatísticas prévias de ocorrências na rodovia – no trecho que antecede a série de curvas que inclui a conhecida “curva da Santa”.

No segmento em que a Área entrou em operação – houve redução de 78,5% dos acidentes por problemas mecânicos comparando os períodos de janeiro a outubro deste ano com o ano anterior.