Rio São João continua interditado devido à contaminação com produto químico

Rio São João continua interditado devido à contaminação com produto químico

18/02/2021 0 Por Clic

De acordo com divulgação da Prefeitura Municipal de Guaratuba/PR, o Instituto Água e Terra publicou a Portaria nº 61 proibindo, por tempo indeterminado, quaisquer modalidades de pesca no Rio São João no trecho paranaense compreendido entre as confluências do Rio Imbira e Rio São João (a montante) até a sua foz na Baía de Guaratuba.

Também interditou o rio para qualquer modalidade de esportes aquáticos, uso desportivo, como balneário e também quanto a retirada de água para consumo e irrigação agrícola. Segundo o IAT, a imposição de restrições no trecho do Rio São João que passa no município de Garuva cabe às autoridades competentes do estado de Santa Catarina. A Rodovia BR-376 é licenciada pelo Ibama, que poderia estabelecer restrições em todo o trecho afetado.

ACIDENTE AMBIENTAL

O acidente ambiental ocorreu no último sábado (13), na BR 376 km 679 (Sentido Sul), com o tombamento de uma carreta que transportava produto líquido tóxico de alto risco ambiental, que após escorrer pela canaleta de drenagem atingiu o Rio São João.

 

O produto derramado foi identificado como TANALITH 60% CCA-C (nome comercial), líquido tóxico e corrosivo (Óxido de Cobre, Ácido Crômico), e segundo o registro do IBAMA (7205/04) o nome químico do ingrediente ativo é Arseniato de Cobre Cromotado. O produto é um preservativo hidrossolúvel destinado ao tratamento de madeira contra insetos e fungos.