No mês de de prevenção contra a violência animal, cresce relatos de maus-tratos em Garuva.

No mês de de prevenção contra a violência animal, cresce relatos de maus-tratos em Garuva.

24/04/2021 0 Por Clic

O mês de abril é também chamado de Abril LaranjaMês de prevenção contra a violência animal. Mesmo sendo esse um momento de discussão e conscientização sobre o tema, atos de crueldade vem acontecendo e chocando a comunidade garuvense, principalmente no que diz respeito ao envenenamento e morte de cães e gatos.

Entre tantos relatos de ação contra os animais, um deles é do Advogado Alisson Piske, o qual é morador da região central de Garuva e passou pela triste experiência de atender um gato vítima de envenenamento, o caso aconteceu na noite de sexta-feira (23).

De acordo com o relato do advogado, era por volta das 23h30, quando um gato apareceu na Rua Antônio Ladislau de Araújo, desorientado, vomitando e salivando excessivamente. Imediatamente o animal foi acolhido e levado a uma clínica veterinária, que prestou socorro ao mesmo.

Foi constatado que o gato foi vítima de intoxicação. Retornando ao local onde o animal estava vomitando, mais precisamente o telhado da residência de Alisson, foi encontrado restos de salsicha e pão, cheios do veneno conhecido como “CHUMBINHO”, o que prova que trata-se de uma ação de envenenamento, a qual é caracterizada como crime.

 

O advogado explica que que quem fez isso praticou crime descrito na lei 9605/98, art. 32. “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: […]”. § 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020).

Além de prestar atendimento ao animal envenenado, Alisson Piske também se colocou a disposição para contribuir em ações que possam identificar e penalizar os autores da crueldade contra o referido animal.

“Quem tiver informações do autor, deve entrar em contato com a polícia militar ou civil, e/ou tiver provas contundentes do autor (testemunhas, relatos, outros gatos intoxicados), eu mesmo represento criminalmente e gratuitamente.
denunciem quem maltrata animais e também quem vende chumbinho!” – Declarou o advogado.

ABRIL LARANJA

O Abril Laranja, mês de prevenção contra a violência animal, foi uma campanha criada em 2006 pela ASPCA, sigla em inglês para Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais, que visa alertar sobre os maus-tratos que animais domésticos e domesticados são vítimas todos os anos e dar punições mais severas aos agressores. Desde sua criação, vários países no mundo aderiram à campanha, inclusive o Brasil.