CONHEÇA GARUVA: Ouro dos Jesuítas

CONHEÇA GARUVA: Ouro dos Jesuítas

01/05/2021 0 Por Clic

Uma lenda, ligada a estrada Três Barras, feita em 1742, é a do ouro dos jesuítas. No trajeto próximo ao Monte Crista, perto das escadarias de pedra, há dois buracos quadrados feitos não se sabe para quê.

Diz a lenda que os jesuítas passavam por esta estrada com mulas carregando mochilas de ouro. Quando uma mula morria (picada por cobra ou abatida quando fraturava uma pata) a mochila carregada pela mula era enterrada com o ouro perto da estrada.

Por isto muita gente andou procurando e escavando à procura do tal ouro. O que é certo é que eles recebiam encomendas vindas do porto de São Francisco e que seguiam por esta estrada. As mercadorias eram transportadas por tropas de mulas conduzidas por tropeiros, que eram contratados para este fim.

Os tropeiros, já prevendo acidentes e morte de mulas, levavam algumas mulas a mais, sem carga. Logicamente, quando uma mula era abatida a sua carga era colocada no lombo de outra mula e não enterrada. Por uma questão de segurança, o ouro e outras cargas valiosas eram transportados sempre de navio.