TURISMO: Representantes de Garuva e Joinville se reúnem para discutir ações sobre o “Caminho de Peabiru”.

TURISMO: Representantes de Garuva e Joinville se reúnem para discutir ações sobre o “Caminho de Peabiru”.

03/09/2021 0 Por Clic

Caminho de Peabiru conecta vários pontos do Brasil ao Peru

Representantes das secretarias de turismo de Garuva e de Joinville se reuniram na manhã de ontem (02) para discutir a elaboração de um roteiro que vai resgatar o Caminho de Peabiru, uma série de trilhas históricas que conectava diversos pontos do Brasil e que chega ao Peru. O objetivo é fomentar o turismo a partir do resgate cultural do Caminho.

De acordo com a chefe de Turismo de Garuva e coordenadora do Colegiado de Turismo da Amunesc, Christine Zwettler Teixeira, a intenção é fazer algo parecido como Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Ela destaca a participação de empresas do setor para a concretização do roteiro.

“Com as parcerias, envolvendo as estruturas turísticas existentes, pode ser formatado um projeto que transforme os trechos do Caminho do Peabiru, que passam pela região, em algo atrativo”, disse Christine.

A iniciativa envolve representantes de entidades, lideranças comunitárias e integrantes das secretarias de Turismo de Joinville e Garuva, com acompanhamento da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e do vereador Henrique Deckmann, de Joinville.

Origens do Peabiru

Conhecida como Caminho do Peabiru, a rota conecta uma série de trilhas traçadas pelos povos indígenas muitos anos antes da colonização europeia, e foi utilizada mais tarde pelos colonizadores em busca do domínio da região. Uma das ramificações do caminho é até hoje uma referência no turismo em Garuva: o Monte Crista preserva algumas ramificações da trilha e explora a integração com a natureza como forma de incentivar o turismo.

A rota conecta várias partes do país e chega até os Andes. Povos indígenas brasileiros utilizavam o caminho para a realização de escambo e para comunicação entre diferentes tribos. Acredita-se que os trilhas, que conectam o Brasil ao Peru, eram também uma forma de contato das populações tradicionais brasileiras com os Incas, uma das mais famosas civilizações pré-colombianas.