Garuva continua em alerta com crescente nos casos de dengue no município.

Garuva continua em alerta com crescente nos casos de dengue no município.

03/09/2022 0 Por Clic

Dias de chuva aumentam os riscos quanto às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, das quais destacamos a dengue com a principal e com maior risco em Santa Catarina, inclusive com alto número de casos na cidade de Garuva. Segundo Boletim Epidemiológico, atualizado no último dia 24, foram confirmados 81.676 casos de Dengue e 90 óbitos em Santa Catarina. No município de Garuva já são 470 casos registrados.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Após a picada, os sintomas podem surgir entre quatro e 10 dias. Nesses casos, procure atendimento médico.

Como se proteger do Aedes Aegypti?

A única maneira de evitar a Dengue é não deixar o mosquito nascer. O mosquito leva de 7 a 10 dias para chegar de ovo à fase adulta, basta que a população elimine os criadouros de sua casa uma vez por semana. Assim, o mosquito não consegue completar seu ciclo de desenvolvimento até a fase adulta.

  • Retire a água acumulada de vasos e pneus, vire baldes e garrafas de cabeça para baixo;
  • Limpe calhas e ralos;
  • Na piscina, adicione cloro, o que já é suficiente para evitar a proliferação do mosquito, se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
  • Tampe as cisternas e estique as lonas para evitar acúmulo de água;
  • Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
  • Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto;
  • Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.

Identificou um possível foco? Acione a Ouvidoria no telefone (47) 3445-8242 ou através do site garuva.atende.net.