Saúde é prioridade na atuação de Marli Leandro na Câmara de vereadores de Garuva.

Saúde é prioridade na atuação de Marli Leandro na Câmara de vereadores de Garuva.

23/12/2022 0 Por Clic

Saúde é sem dúvida alguma o setor que exige maior atenção dos Poderes Executivo e Legislativo do município, pois trata-se das necessidades básicas da população e precisa ser prioridade para quem atua como voz do povo nas áreas de governo. Na cidade de Garuva um dos nomes que vem se destacando nos últimos anos é da vereadora Marli Leandro, a qual é servidora pública na área e por isso, vem ganhando destaque em sua atuação no Poder Legislativo.

Marli Leandro tem atuado em diversas frentes relacionadas a saúde, nas quais pode-se citar diversos projetos de Lei apresentados pela mesma, os quais trouxeram grandes benefícios para a comunidade, conforme alguns destaques a seguir.

 

MAIS MÉDICOS

A vereadora é autora de uma indicação que solicitou ao Poder Executivo, para que seja realizada a contratação de um neurologista pediatra, a fim de atuar no município de Garuva. A contratação deste profissional é de suma importância, uma vez que a neuropediatria abrange questões relacionadas ao desempenho escolar, sono, comportamento, desenvolvimento neuropsicomotor, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), epilepsias, transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de down, manifestações neurológicas de doenças sistêmicas na infância, entre outros.

Uma outra indicação relacionada, foi a 46/2019, a qual solicitou que o Poder Executivo realize estudo de viabilidade para contratação de um médico de sobreaviso para os atendimentos na UPA de Garuva. O pedido foi feito Considerando que o médico de sobreaviso permanecerá à disposição da UPA, de forma não presencial, cumprindo jornada de trabalho preestabelecida, para ser requisitado quando necessário, por qualquer meio ágil de comunicação, devendo ter condições de atendimento presencial quando solicitado em tempo hábil.

REFORMA DA UPA

Considerando o grande fluxo de usuários que passam pelo Pronto Atendimento de Garuva diariamente em busca de atendimento a vereadora solicitou ao Poder Executivo que fosse realizada a reforma do Pronto Atendimento de Garuva, pois o Município de Garuva tem um crescimento populacional elevado, tornando-se necessário que seja mantida em boas condições de atendimento a referida unidade.

EXAMES DE MAMOGRAFIA

Através da indicação 10/2021 a vereadora solicitou ao Prefeito municipal que encaminhasse à Casa Legislativa, projeto de lei instituindo o “PROGRAMA MAMOGRAFIA SIM, PORQUE EU ME AMO” no município de Garuva. O presente Projeto tem como objetivo incentivar as mulheres a fazerem o exame tão importante, que é a mamografia. Sabe-se que o câncer de mama detectado precocemente tem praticamente 100% de cura.

O aparelho para realização dos exames já está em processo de aquisição e deverá estar a disposição da comunidade no Espaço da Mulher, no prédio de especialidades que deverá ser inaugurado em breve no município.

DENGUE

A vereadora é autora do Projeto de Lei Ordinário 15/2022, o qual institui no âmbito do Município de Garuva o Programa de Incentivo ao Cultivo das Plantas Citronela e Crotalária, como método natural de combate à dengue e do Projeto de Lei Ordinário 0015/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de proprietários, locatários ou responsáveis por imóveis públicos e privados, inclusive residenciais e comerciais, adotarem medidas para evitar o surgimento de criadouros do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, e dá outras providências.

AUTISMO

Projeto de Lei Ordinário 0004/2019, que institui o Dia Municipal da Conscientização do Autismo no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Garuva – SC. Este Projeto de Lei objetiva instituir no Calendário Oficial de Eventos e Comemorações do Município de Garuva o Dia Municipal da Conscientização do Autismo, a ser comemorado anualmente, no dia 2 abril, e em conjunto com as escolas e a sociedade em geral visa também realizar projetos, palestras, divulgações, seminários e panfletagem direcionados a atenção necessária às pessoas com transtorno do Espectro Autista (TEA).

SAÚDE DA MULHER

Marli é autora do Projeto de Lei Ordinário 0021/2018 que estabelece diretrizes para a assistência integral à saúde da mulher no Município de Garuva e dá outras providências. O direito à saúde está previsto no art. 6º e nos arts. 196 e seguintes da Constituição da República, sendo considerado um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

PREVENÇÃO ÀS DEFICIÊNCIAS

Projeto que Institui campanha municipal de conscientização e prevenção às deficiências denominada “Agosto Laranja” no Município de Garuva. A iniciativa desta proposta partiu da sugestão de colaboradores da APAE do Município de Garuva, que procuraram a vereadora com a proposta de realizar anualmente ações voltadas à matéria. O período da celebração foi escolhido em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, celebrado em todo o Brasil no mês de agosto, desde 2006.

SEGURANÇA

Preocupada com a segurança, Marli apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a instalação de câmeras de vigilância nos estabelecimentos públicos de saúde e nas farmácias públicas do Município e dá outras providências. A proposta justifica-se pela necessidade de se adotar medidas de segurança nas unidades de saúde, bem como de se garantir a preservação da dignidade humana de todos os que frequentam estes locais. A preocupação é de grande relevância atualmente, considerando os graves problemas de segurança que assolam o país, inclusive dentro de repartições públicas.

PRIMEIROS SOCORROS

Marli Leandro é autor da lei que Institui o “Projeto Primeiros Socorros na Escola” nas redes pública e particular de ensino situadas no Município de Garuva. O Projeto tem por finalidade garantir que, durante todo o período de funcionamento das instituições de ensino situadas em Garuva, haja no mínimo dois funcionários capacitados para a realização de primeiros socorros. O Projeto garante ainda que em cada estabelecimento de ensino haja um kit de primeiros socorros.

TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÃO

O Projeto de Lei Ordinário 0005/2018 dispõe sobre a publicação na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por atendimento na rede pública de saúde do Município de Garuva. A proposição busca alcançar, por meio da publicação da lista de pacientes que aguardam consultas, exames e intervenções cirúrgicas, a humanização do atendimento e o direito à igualdade de condições de acesso. Significa dizer, que se trata de uma verdadeira garantia ao cidadão, a qual irá repreender a falta de publicidade e permitir um maior controle da atividade administrativa.

 

Os temas elencados representam apenas uma parte do trabalho desenvolvido pela vereadora Marli Leandro, a qual é sem dúvida uma das grandes defensoras da saúde no município tem desenvolvido um trabalho de excelência na Câmara Municipal de vereadores do município.