CALOR: Entenda o que causou a temperatura incomum da manhã de hoje (18).

CALOR: Entenda o que causou a temperatura incomum da manhã de hoje (18).

18/09/2023 0 Por Clic

Calor como não se viu no verão. Parte do Rio Grande do Sul registrou uma manhã atipicamente quente nesta segunda-feira com temperaturas que já seriam altíssimas no auge do verão e para setembro são incomuns. No meio da manhã, algumas cidades do estado estavam com temperatura na casa dos 35ºC com vento Norte quente e seco.

O calor mais intenso se concentrou na região de Santa Maria, nos vales e no Litoral Norte, todas áreas do Rio Grande do Sul que estão junto às cadeias de morros da Metade Norte. O calor era mais forte juntamente nos locais baixos junto à encosta da Serra do Nordeste.

A temperatura às 8h da manhã no Rio Grande do Sul era de 34ºC em Osório e Vera Cruz, 33ºC em Venâncio Aires, Taquara e na base aérea de Santa Maria com forte vento Norte, 32,8ºC em Campo Bom, 31,5ºC em Santa Cruz do Sul, 31ºC em Agudo e Gravataí, e 30ºC em São Leopoldo. A temperatura às 9h da manhã em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, foi a mais alta deste ano no horário. Fazia 34,3°C às 9h. Superou a maior marca de 2023 às 9h da manhã que era de 32,4 em 14 de fevereiro.

Em Santa Maria, o aquecimento gerado pelo vento Norte trouxe temperatura alta desde as horas da madrugada. No primeiro boletim da base aérea, das 6h da manhã, a temperatura já era de 32ºC com rajadas de 76 km/h. Às 7h, a base informava 33ºC com rajadas de vento do quadrante Norte de 87 km/h. Às 8h, seguia em 33ºC com 67 km/h. Já às 9h da manhã, com aumento de nuvens, a temperatura caiu para 30ºC com vento de 52 km/h Oeste a Sudoeste.

As maiores temperaturas observadas na manhã de hoje no Rio Grande do Sul foram de 36ºC em Maquiné; 35ºC em Campo Bom, Osório, Taquara, Venâncio Aires, Três Coroas e Vera Cruz; 34ºC em Porto Xavier, Rolante, Imbé, Xangri-lá e Teutônia; e 33ºC em Estrela, Arroio do Meio, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.

O efeito do relevo local interagindo com o vento do quadrante Norte é notável. Enquanto em Campo Bom, que está ao “pé” da Serra a temperatura bateu em 35ºC, dentro da mesma área metropolitana a temperatura não passou de 27,5ºC no Jardim Botânico, em Porto Alegre.

Por que tanto calor na manhã de hoje? A explicação está em uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que atuava com grande intensidade na Metade Norte gaúcha hoje de manhã enquanto uma frente fria trazia chuva e temperatura baixa no Sul do estado com 13ºC a 15ºC enquanto fazia até 35ºC nos vales e no Litoral Norte.

Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura. Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. Tal como as principais correntes de jato, as polares e subtropicais, são “rios” na atmosfera, embora em menor escala e geralmente em velocidades mais lentas.

Da mesma forma, são o resultado de gradientes (diferenças) de temperatura em altitudes mais baixas, que levam a um gradiente de pressão e um fluxo de ar perpendicular a esse gradiente.

Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes que trazem ar quente costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil e apresentam, em regra, uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até a bacia do Rio Praia. No Prata, o jato costuma recurvar em direção a Leste para o Atlântico.

São estes episódios de JBN que trazem vento Norte seco quente de forte intensidade às vezes para o Rio Grande do Sul, especialmente precedendo uma frente fria. Era exatamente o cenário na manhã de hoje.

Sob estes jatos de baixos níveis, o o vento sopra não raro com velocidades perto ou acima de 100 km/h na região de Santa Maria e nos vales, elevando a temperatura noturna para marcas ao redor ou acima de 30ºC, mesmo durante o inverno, em razão do que se denomina de aquecimento adiabático. O vento desce a encosta dos morros e superaquece por compressão, gerando alta temperatura nos vales e baixadas, como se viu na manhã desta segund nos vales e no Litoral Norte.

 

FONTE: METSUL