Garuva é o primeiro município da Amunesc a ter todos os planos de contingência da educação homologados

Garuva é o primeiro município da Amunesc a ter todos os planos de contingência da educação homologados

17/12/2020 0 Por Clic

O Município de Garuva é destaque regional na elaboração do Plano de Contingência da Educação, que tem o objetivo de preparar as escolas para o retorno das atividades presenciais com segurança, proteção e focadas na redução do risco. A elaboração dos planos de contingência iniciou em maio, estabelecendo os métodos e procedimentos como metodologias ativas e planos de contingência de educação, possibilitando a tomada de decisões regionais de acordo com indicadores regionais.

Para que o PlanCon Edu fosse elaborado de forma adequada, foi realizada inicialmente a capacitação de disseminadores no mês de ouubro, envolvendo áreas de educação, saúde, proteção e defesa civil, assistência social, entre outras áreas. “O Município de Garuva está sendo pioneiro na implantação do PlanCon Edu Municipal de maneira articulada. Com isso, teremos 100% do município preparado para o retorno às aulas”, declarou a Secretária de Educação e Cultura, Monise Nagel Moreira da Silva.

Ela ressalta que o município está transformando a ameaça da Covid-19 em um processo de aprendizado com o objetivo de reduzir os riscos e aumentar a percepção sobre esta nova realidade. Com a Lei nº 18.032, de 08 de dezembro de 2020, ficou considerada como essencial as atividades educacionais, aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino; municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, ensino fundamental, nível médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino técnico, ensino superior e afins, apenas durante a pandemia de covid-19.

O Decreto nº 985, de 11 de dezembro de 2020, que regulamenta o art. 2º da Lei nº 18.032, de 2020.

Em seu Art. 4º o retorno às atividades escolares/educacionais presenciais, fica condicionada aos estabelecimentos de ensino que apresentarem e homologarem junto ao Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de COVID-19. O município de Garuva estará apto para o ano letivo de 2021, no ponto de vista dos PLANCON’S a retornar as atividades escolares presenciais de acordo com os regramentos previstos.